Desde 2006 servindo algumas lasanhas e muitas abobrinhas.

Marcadores

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Iguais mas diferentes

Gêmeos Flávio e Gustavo Mendonça, lançados pelo Luciano Hulk
Seguindo com o desafio, falarei do tema proposto por silêncio_de_chumbo. Confesso que quando vi o tema, logo me ocorreu de falar sobre irmãos gêmeos univitelinos, ou seja, os que são idênticos.
Relembrando as aulas de biologia, pares de gêmeos podem ser bivitelinos (oriundos de dois óvulos e dois espermatozóides) que são parecidos mas não são idênticos ou univitelinos (oriundos de um óvulo fecundado por um espermatozóide, que no momento da multiplicação das células, se divide em dois grupos independentes, formando assim dois bebês) que são idênticos.
Mas apesar da compartilharem do mesmo material genético, quem já conviveu com gêmeos idênticos sabem que eles Têm pequenas diferenças físicas e comportamentais. Eles são iguais mas diferentes. Mas até achar essas diferenças...
Esse ano letivo eu tenho um par de irmãs gêmeas como alunas. No primeiro dia eu fiquei olhando, olhando, olhando e percebi diferença nenhuma! Na hora da saída, eu perguntei pra elas qual era a principal diferença entre elas. Resposta: Uma mancha grande que uma tem no ombro e a outra não. Detalhe, como é de se esperar, na escola tem farda e a farda cobre os ombros. Como eu iria ver a tal mancha em uma delas?
"Ah, pró! Mas nós somos completamente diferentes uma da outra!" me disse uma. "São não!" gritou um aluno do fundo da sala. E ele tem razão! Mesmo rosto, mesma altura, mesma caligrafia, mesma voz, mesmo tênis, mesma mochila, mesmo penteado... Felizmente nos primeiros dias, uma vinha com xuxa de cabelo amarela e a outra vermelha. E eu me prendi nesse detalhe. Mas... um dia me aparece a que sempre usava xuxa amarela usando vermelha e a que usava vermelha, usando amarela. Chamei uma pensando tá falando com a outra... E não foi só eu que me confundi, o que provou que as crianças também diferenciavam as duas pela cor da xuxa de cabelo.
Mas com o tempo, as diferenças foram se mostrando: uma tem o rosto mais quadrado e é mais séria, já a outra tem o rosto mais oval e é risonha. Quando as duas estão juntas, eu e a turma já sabemos quem é quem. Mas quando uma está e a outra não (pra podermos realizar a comparação)... as vezes fica difícil identificar!
Eu faço o máximo possível pra não confundi as duas, porque realmente é chato pra elas! Elas têm que criar as suas individualidades, afinal, são pessoas diferentes!
*
*
*
Ah, nem vou falar daquele clichê mais uma vez sendo usado numa novela, da irmã gêmea má e a irmã gêmea boazinha... Aff!

4 comentários:

Anônimo disse...

muito legal seu posts
e seu blog tbm

parabens

depois passa no meu blog

www.blog-do-rato.zip.net
www.blog-do-rato.zip.net

abraço

Anônimo disse...

sem falar que na novela uma gêmea parece tão mais velha que a outra... Oo
;*

Anônimo disse...

Sempre tive vontade de conviver com gêmeos só para dar risada de situações como essa. É bem engraçado, pelo menos para nós.

Então quer dizer que quietas e fazendo prova, uma faria pela outra e voce nao notaria?

Wagner disse...

quando gemêos resolvem trocar de lugar, só por brincadeira, é uma confusão danada!!!