Desde 2006 servindo algumas lasanhas e muitas abobrinhas.

Marcadores

sábado, 21 de outubro de 2006

O Velho e o Moço

Se existem músicas capazes de me tirar do ar, uma delas, definitivamente é "O Velho e o Moço". Toda vez que a escuto, paro tudo que estou fazendo e entro em estado ... alfa. Ela é tão rica de significados, casa tão bem com a forma que me sinto e penso. O arranjo dela é tão bonito!
Me lembro da ocasião em que descendo uma rua, angustiada com o rumo que as coisas pareciam ter tomado, me sentindo meio vítima de uma enrascada armada pelo destino, quando de repente essa música me veio à mente. Parecia uma resposta à mim mesma! "se o que eu sou é também o que EU escolhi ser, aceito a condição."
Meses depois, num módulo da pós Ética entrei em contato com o pensamento de Sartre. Logo vi uma relação entre "O velho e o moço" e o que eu li. Terminei por escrever vários trechos da música na capa do módulo.
Sem contar aqui uma história longa e que tem sentido apenas pra mim, resumo dizendo que essa música mudou tudo!
Segue a letra:
O VELHO E O MOÇO
(Rodrigo Amarante - Los Hermanos)
Deixo tudo assim.
Não me importo em ver
a idade em mim,ouço o que convém.
Eu gosto é do gasto. Sei do incômodo
e ela tem razão quando vem dizer
que eu preciso sim de todo o cuidado.
E se eu fosse o primeiro a voltar
pra mudar o que eu fiz,
quem então agora eu seria?
Tanto faz que o que não foi não é.
Eu sei que ainda vou voltar... mas eu quem será?
Deixo tudo assim,
não me acanho em ver vaidade em mim.
Eu digo o que condiz.
Eu gosto é do estrago.
Sei do escândalo e eles têm razão
quando vêm dizer que eu não sei medir
nem tempo e nem medo.
E se eu for o primeiro a prever e poder desistir
do que for dar errado? Ah, ora, se não sou eu
quem mais vai decidir o que é bom pra mim?
Dispenso a previsão! Ah, se o que eu sou
é também o que eu escolhi ser aceito a condição.
Vou levando assim
que o acaso é amigo do meu coração
quando fala comigo, quando eu sei ouvir...

2 comentários:

Anne disse...

Fico emocionada sempre que escuto essa música! Sábado tem Los Hermanos aqui em Maceió. Estou doidinha pra comprar meu ingresso. Pena que eles não tenham cantado das duas vezes que fui a shows deles!

Duda Reis disse...

Sente com a alma vanessa e fala com o coração!!
xero

duda (recife)