Desde 2006 servindo algumas lasanhas e muitas abobrinhas.

Marcadores

domingo, 10 de setembro de 2006

Minha amiga mente pra mim.

Hoje fui assistir à uma peça chamada "Minha amiga mente pra mim". E o que viria a ser essa amiga? Será que é a vizinha, a mãe, a filha, a irmã ou a colega? Não, meus queridos! É a televisão!
A peça, de forma muito interessante, une a atuação dos atores em vídeos (gravada) e em cena, no palco. É interessante como mostra como desde da hora de acordar até a hora de dormir ficamos ligados nela. É a nossa amiga! A única, em muitos casos... Mas é a nossa amiga mesmo? "Minha amiga mente pra mim" quando manipula aquilo que vemos. Escolhe aquilo que tem ou não importância, a hora que devo assistir novela, ver telejornal, aprender uma receita nova.
"A programação existe pra manter você na frente / Na frente da TV, / que é pra te entreter / Que pra você não ver que programado é você" diz Gabriel, o Pensador na música "Até quando?" Acho que todos sabem, conhecem ou é uma pessoa que programa seus afazeres diários de acordo com a programação televisiva. Eu conheço gente que não sai, não dorme, nem atende o telefone antes da novela acabar! Perder um capítulo sequer, sob nenhuma hipótese!
Eu me lembro que quando era criança e estudava à tarde, eu sabia a hora de começar a me arrumar pra ir à escola, quando começava determinado desenho do Xou da Xuxa. E descia pra pegar o transporte no minuto que acabava o programa. Na verdade, ainda é meio assim...
Se reclama que as emissoras não educam, só mostram porcaria, é manipuladora e etc, etc, etc... Mas será que a culpada são as emissoras de TV ? Elas exibem aquilo que dá audiência, pois só audiência atrae anunciadores, que é de onde as emissoras tiram dinheiro. Elas dão o que o público pede! E não acho que a programação seja de todo ruim! Há algumas ilhas ensolaradas! E não se pode negar que a TV é o único instrumento de informação pra grande parcela da população. É a partir dela que podemos entrar em contato com muita imagens e informações sobre locais, culturas e pessoas, que de outra forma seria difícil!
O dificil é senso crítico em relação a programação televisiva! Porque para isso, é necessário antes sermos críticos e não pensar a idéia já pensada e mastigada por outro. E isso é algo que se aprende e que a TV não possibilita aprender. O problema não é assistir TV, mas é não ler, não sair, ser escravo das novelas e suas modinhas, não ter suas próprias opiniões (...)!
E por falar em opinião, não gostei da peça ter acabado e os atores não terem se levantado pra agradecer os aplausos. Todos aplaudindo, muitos de pé e os atores lá, deitadões. O povo parou de aplaudir e voltou à sentar, pensando que a peça ainda não tinha acabado. Até que que caímos na real que eles não iam se levantar e que sim, a peça havia terminado.
Recomendo assitirem, mas aviso que no fim os atores não irão se levantar, não! Mas pelo menos, aprenderão à rir com o baço. Isso mesmo, o baço! Como se rir com o baço?
Só lá no Teatro XVIII , Pelourinho. O ingresso é bem bacana, R$4,00 . Dias e horários, favor procurar no site: http://www.theatroxviii.com.br/

Nenhum comentário: