Desde 2006 servindo algumas lasanhas e muitas abobrinhas.

Marcadores

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A felicidade me enviou um cartão de visita. Deixei num canto qualquer de minha mesa de trabalho.

Lúcia se olhava no espelho e sentia que era especial. Tinha olhos amendoados como se ninguém mais tivesse. Tinha cabelo comprido de escuras ondas. Era especial! Mal ela sabia que ser especial é ser igual à todas Lúcias, a todas que se olhavam no espelho, todas de olhos amendoados e cabelos com escuras ondas.
***************
Demostenes tinha vergonha de seu nome. Nome é identidade, é quem você é. Ele não queria ser Demostenes. Demo o quê? Nunca mais ouvir essa pergunta era o que desejava. Demo... Só podia ser coisa do Demônio mesmo, pensava batendo três vezes na madeira. Mas é o nome do médico que salvou sua vida em teu parto, menino! Não adiantava a mãe repetir. O Doutor Demostenes nem se lembra de sua existência. Mas o nome acabou sendo para sempre. Demo o quê? Demostenes. Como se soletra? D-E-M-O-S-T-E-N-E-S. Qual é mesmo a letra depois do T? Hora da chamada. Quando a professora fala seu nome, risadinhas. Dedé... liga não, porque eles são uns bobos. Não me chame de Dedé! Achava que esse apelido o idiotizava. Antes do médico não o ter salvo. E se fosse uma médica? Ele corria o risco de se chamar Ana Maria. Pelo menos as pessoa ssaberiam como escrever. Pelo menos não haveria as risadinhas. Tá bom! Teria risada sim por que menino não pode ter nome de menina. Mas ao menos não ouviria a temida pergunta: Demo o quê? Só podia ser coisa do Cão! E se benze.
***************
-No fundo, no fundo o que todos almejam é a felicidade. Quando fulaninho ou fulaninha fala: “eu quero conhecer a Europa”, “eu quero casar”, “eu quero trocar o forro do sofá” ou “eu quero morar na praia e ter uma pousada” nada mais é porque acha que isso lhe fará feliz! – disse Telma, batendo com a mão na mesa de plástico, fazendo sacudir as latas vazias a cada tapa.
- Xiii... Baixou a filósofa! – brincou Cida, pra risada de toda na mesa.
- Eu tô falando algo muito sério! É só parar pra perceber! Embaixo de nossos desejos sempre está o ideal da felicidade.
- Ideal da felicidade? Então ninguém nessa vida é feliz? Porque se é um ideal, é porque ninguém é. – considerou Kelly.
- Realmente eu sou uma pessoa muito triste! Minha vida tem nada que preste! Esperem ai que me suicidar ali por 2 minutos e já volto – disse Cida, arrancando mais risadas, indo ao banheiro.
- Mas ai é que está! – falou Telma dando outro tapa na mesa.- A gente não quer essa felicidade ralé, cotidiana. O que todos querem é a felicidade a bordo de um carrão importado, uma felicidade que resida numa casa com piscina, que vista roupa de marca, essas coisas...
- Eta, Telma! Você vai dizer que esse tal ideal de felicidade é igual pra todo mundo? Que felicidade seria se a gente estivesse tomando champagne e não essa cerva aqui maravilhosa? – considerou Kelly – Eu prefiro minha cervejinha com as minhas amiguinhas e tals.
- Muito bem, amiga! - comemorou Cida.
- Se bem que - completou Kelly- se o Gianecchini baixasse aqui e viesse cantar só prá mim com aquele olhar de "me coma" aquela música da propaganada do Mon Bijou, eu seria uma pessoa muuuito mais feliz!
- Viiiiva Salvador! - brindou as amigas entre risadas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Chumbo grosso no batom???

Todos os dias recebo uns 20 e-mais, sendo de todo tipo: propagandas, piadas, correntes dos mais diferentes tipos e alguns do tipo "alerta". Um desses e-mais alerta recebi há uma semana atrás e falava sobre a presença de chumbo em algumas marcas de batom.
Segundo o e-mail, algumas marcas usam para aumentar o poder de fixação dos batons, principalmente os de coloração vermelha. Para saber se há presença de chumbo no batom, seria necessário um teste simples: passar o batom na palma da mão e esfregar em cima um anel de ouro. Se ficasse preta, era porque aquele batom tem chumbo.
Na hora que li não estava com nenhum anel de ouro e apenas repassei o e-mail para umas amigas e esqueci do assunto. Até que ontem uma colega de trabalho abriu esse e-mail e fez o teste com seu batom, usando sua aliança pra testar. No total testamos 3 batons e deu nada! Já tava achando que era bobagem, até que lembrei que minha mãe usa batom vermelho de uma das marcas citadas.
Fui fazer o teste e prá minha surpresa, imediatamente que comecei a raspar o anel, a borda da mancha de batom escureceu e ficou realmente preto. Na foto acima dá pra ver que até desprendeu uma espécie de gosminha preta! (Eca! Na minha mão!)
Nas fotos não dá pra ver tão claramente o preto, mas dá pra pereber que escureceu mesmo na borda que dá pra palma da mão. Não é truque!
E vocês podem me perguntar que marca de batom é essa, mas bem... Acho melhor falar não! SEi lá! Sou meio neurótica e ficaria achando que eles iam me processar... Mas é uma marca bem conhecida.
Pode ser que o pretume nem seja chumbo, ou que não seja perigoso... Quem tiver outras informações mais esclarecedoras do motivo da borda da mancha de batom ficou preta, eu agradeceria!
Quanto a mim, estou testando todos meus batons!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Bem no 12 de outubro/ Ela é quem diz tudo/ Lá vai ele e seu terno amor

5 h da madrugada.
CATAPUMPUMPUM PUMPUMPUM CATAPUMPUMPUMPUMPUM...
Uns três minutos de fogos de artifício. Claro que já no primeiro estouro eu levei um susto danado! Coração acelera e continua acelerado mesmo depois de eu lembrar que é 12 de outubro e que os fogos vêm da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, aqui no bairro.
Mesmo depois de mais de dez anos morando no bairro, ainda não acho certo em pleno feriado estourarem tantos fogos tão cedo. Nos feriados esperamos poder dormir até mais tarde e não acordar com um susto desses! Afinal, nem todos somos católicos e se os fogos viessem de alguma outra Igreja ou casa de Candomblé, seria considerado inadimissível.
Acreditem, eu não sou uma anti-católica. Muito pelo contrário, inclusive estudei por 5 anos em uma escola católica. Porém, acho que esses fogos são um abuso, pois incomodam o sono daqueles que querem descansar.

Mas é o feriado do dia das crianças e tudo bem! Aaaaaaaahhhhhhh, dia das crianças!
Procuro meu presente e óbvio, não encontro... Já argumentei para minha mãe que para os pais, os filhos nunca crescem, por isso permanecem crianças, mas não cola. Paciência! Se bem que me dá certa saudade das bonecas com “Criança Esperança” passando na tv...
Resolvemos tomar café numa delicatessen conhecida da cidade. Estavam montando uma cama de elástico e o som mecânico na parte exterior estava tão alto que afastou de vez o sono que ainda estava. Nem eram 8 hs e há prédios residenciais. Mirei as cortinas cerradas das janelas dos apartamentos dos primeiros andares e de novo me lembrei dos fogos às 5 hs. No som, um grupo infantil cantando covers da “Dança da Motinha”, do “Bonde do Tigrão” e outras pérolas musicais (inclusive “Anna Julia”, o que me rendeu algumas piadas das pessoas que me acompanhava). Na cama elástica um menino pulava alegremente.

Na volta pra casa, o carro parou em três semáforos, todos com crianças pedindo esmola em nossas janelas. A cena que já é normalmente triste, pra mim piora nessa data. Será que realmente esse dia é feliz para todas crianças? Eu sei qual é a resposta.
Penso em meus alunos e acho bom que pude comprar um joguinho simples para todos eles. Pelo menos terão algum brinquedo novo.
Mas o dia prossegue! Crianças exibindo seus presentes aqui no prédio, numa não tão velada competição com seus coleguinhas, desenho na sessão da tarde, um siesta looonga... Não sou católica. Segundo minha mãe, não sou mais criança. De outubro é mais um feriado, uma oportunidade para borboletar!
Mas não só...
“12 de Outubro” também é o nome da música que mais gosto do Bogary, último cd do Cascadura. Essa banda é de Salvador e esse ano está fazendo 15 anos. Por isso vêm fazendo uma série de shows, todos muito bons e animados. Só pra localizar pra a galera MTV, o guitarrista da Pitty, Martim, era do Cascadura antes.
Puxa, é uma dica: Conheçam o Cascadura! Principalmente quem gosta de rock e é de Salvador. Vá aos shows, você irá se divertir muito!
E mesmo quem não é de Salvador, clique no nome da música abaixo e conheça mais uma banda legal!


12 de Outubro
(Fábio Cascadura)


Outra vez pelo mundo
Reluzente de orgulho
Lá vai ele e o seu terno amor

Bem no 12 de outubro
Ela é quem diz tudo
Lá vai ele e o seu terno Amor

É bem mais do que pediu:
Um dia de sol, milhões de mundos no olhar
Eu queria estar assim
Mas, que ilusão...
Será preciso encontrar
A mim, só resta esperar

Já não há outro assunto
Traz uma foto junto
Lá vai ele e o seu terno Amor

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Esse nosso planetinha bizarro...

Cada vez mais vejo que a ficção não é nada paréo em esquisitice para a realidade! E há uma coluna virtual que mostra bem isso, do portal G1 chamado Planeta Bizarro. Como o nome mesmo diz, traz bizarrices espalhadas pelo mundo, todas reais. Há notícias de mãe que colocou o filho no freezer para baixar a febre, passando por casamentos em pleno funeral, até mulher que pegou o ônibus errado e ficou perdida por 25 anos.
Como o portal está fazendo 1 ano, a coluna está relembrando algumas bizarrices. Vale a pena dar uma conferida!