Desde 2006 servindo algumas lasanhas e muitas abobrinhas.

Marcadores

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Os olhos


Os olhos... Nunca poderia me esquecer daqueles olhos...
Verdes em ambientes fechados e dias de chuva, azuis em dias ensolarados. Olhos fundos, cílios compridos, mas não o suficiente para que fossem afeminados. Porém mais que a cor e o formato, o que nunca esquecerei é a força de seu olhar. Nunca desviava o olhar, passava horas conversando com os olhos fixos naquela imensidão verde-azulada. E nessa imensidão me perdia, me afogava, me achava, me salvava. Eram esses olhos, esse olhar que me conduziam a lugares aparentemente tão distantes, decifrava mistérios seculares...
Quando ria, os olhos ficavam vermelhos e rasos de lágrimas. Era como se chorasse. Contradizia toda a expressão facial de franca risada.
Por onde estão aqueles olhos? O que andam testemunhando? Há quatro anos que meus olhos procuram esses olhos que hora estavam verdes, hora estavam azuis.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Conversa no elevador.

A porta do elevador de abre no play, vindo da garagem. Entro e não preciso apertar o 15, pois encontro minha vizinha de andar.
- Bom dia, Dona Erenice! (Até hj não sei se esse é mesmo o nome dela.)
- Oh, minha filha! (Ela não sabe meu nome!) Sua mãe tá boazinha?
- Tá sim! Tá gostando da mudança? (Ela se mudou do apartamento ao lado ao meu, nascente e frio pra o apartamento em frente, poente quente.)
- Ah! Agora tá ótimo! Pelo menos não passo mais frio! As suas músicas é que sinto falta! Eu sabia quando você estava em casa pelas músicas.
- Músicas? (Será que tem como eu arranjar um buraco no chão pra eu me esconder?)
-É! Umas tão bonitas!
-É... mas minha mãe também escuta músicas de amor!
- Mas as suas são diferentes! Minha neta disse que é uma banda aí que tem uns homens com umas barbas... Lo alguma coisa...
- Los hermanos...
- Era bom! Minha vizinha de porta agora, só ouve pagode!

Confesso que essa conversa me deixou envergonhada! Então quer dizer que dá pra ouvir tão bem assim? Será que eu ouço música tão alto, Meu Deus? Ela só citou Los Hermanos, que parece que agradou! Mas, e as outras músicas que ouço? Rock, inclusive!!! Vixe! O som daqui de casa fica encostado na parede que divido com a vizinha...
E o pior que tenho ouvido com certo entusiasmo o cd de Zéu Britto, que tem músicas, digamos, prá ninar adultos como diz o próprio. O problema é que a nova vizinha do lado tem umas duas crianças na faixa de + ou - 5 anos. Como pode? Eu, a pró, fazendo que crianças ouçam coisas do gênero: "Só quero raspadinha, meu bem." Ou "Eu não sou cientista, sou um sadomasoquista..."
Por medida de peso na consciência, tenho ouvido mais baixo ou lá no meu quarto as minhas músicas... Por enquanto! Mas nem duvide que logo voltarei à ouvir alto minhas "pérolas"!

domingo, 10 de setembro de 2006

Minha amiga mente pra mim.

Hoje fui assistir à uma peça chamada "Minha amiga mente pra mim". E o que viria a ser essa amiga? Será que é a vizinha, a mãe, a filha, a irmã ou a colega? Não, meus queridos! É a televisão!
A peça, de forma muito interessante, une a atuação dos atores em vídeos (gravada) e em cena, no palco. É interessante como mostra como desde da hora de acordar até a hora de dormir ficamos ligados nela. É a nossa amiga! A única, em muitos casos... Mas é a nossa amiga mesmo? "Minha amiga mente pra mim" quando manipula aquilo que vemos. Escolhe aquilo que tem ou não importância, a hora que devo assistir novela, ver telejornal, aprender uma receita nova.
"A programação existe pra manter você na frente / Na frente da TV, / que é pra te entreter / Que pra você não ver que programado é você" diz Gabriel, o Pensador na música "Até quando?" Acho que todos sabem, conhecem ou é uma pessoa que programa seus afazeres diários de acordo com a programação televisiva. Eu conheço gente que não sai, não dorme, nem atende o telefone antes da novela acabar! Perder um capítulo sequer, sob nenhuma hipótese!
Eu me lembro que quando era criança e estudava à tarde, eu sabia a hora de começar a me arrumar pra ir à escola, quando começava determinado desenho do Xou da Xuxa. E descia pra pegar o transporte no minuto que acabava o programa. Na verdade, ainda é meio assim...
Se reclama que as emissoras não educam, só mostram porcaria, é manipuladora e etc, etc, etc... Mas será que a culpada são as emissoras de TV ? Elas exibem aquilo que dá audiência, pois só audiência atrae anunciadores, que é de onde as emissoras tiram dinheiro. Elas dão o que o público pede! E não acho que a programação seja de todo ruim! Há algumas ilhas ensolaradas! E não se pode negar que a TV é o único instrumento de informação pra grande parcela da população. É a partir dela que podemos entrar em contato com muita imagens e informações sobre locais, culturas e pessoas, que de outra forma seria difícil!
O dificil é senso crítico em relação a programação televisiva! Porque para isso, é necessário antes sermos críticos e não pensar a idéia já pensada e mastigada por outro. E isso é algo que se aprende e que a TV não possibilita aprender. O problema não é assistir TV, mas é não ler, não sair, ser escravo das novelas e suas modinhas, não ter suas próprias opiniões (...)!
E por falar em opinião, não gostei da peça ter acabado e os atores não terem se levantado pra agradecer os aplausos. Todos aplaudindo, muitos de pé e os atores lá, deitadões. O povo parou de aplaudir e voltou à sentar, pensando que a peça ainda não tinha acabado. Até que que caímos na real que eles não iam se levantar e que sim, a peça havia terminado.
Recomendo assitirem, mas aviso que no fim os atores não irão se levantar, não! Mas pelo menos, aprenderão à rir com o baço. Isso mesmo, o baço! Como se rir com o baço?
Só lá no Teatro XVIII , Pelourinho. O ingresso é bem bacana, R$4,00 . Dias e horários, favor procurar no site: http://www.theatroxviii.com.br/

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Dia da Independência? Nem tanto...

Apois, apois!
Mais um feriadão começando e é isso que importa, né? Duvido que sequer metade das pessoas que nesse momento se dirigem a suas cidades natais ou aproveitam pra descansar, fazer turismo ou apenas ficar em casa assistindo "Vale à pena ver de novo" sabem porque hoje é feriado. O importante é que é feriado! Feriado na quinta, que é bom porque a gente enforca a sexta!
Veja bem, eu não tenho nada, contra feriados! Muito menos contra feriadões! Mas seria nada mau que as pessoas soubessem:
  • Hoje fazem 184 anos que, segundo a história oficial, o Brasil se tornou independente de Portugal.
  • "Independência ou Morte!" a parte, não foi no grito que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. Isso custou várias manobras políticas e vidas humanas.
  • Que não deixa de ser irônico que Dom Pedro fosse logo filho de quem? Do rei de Portugal!
  • Que o episódio pela Independência da Bahia foi importante para consolidar a independência do Brasil. Por isso merecia ser melhor estudada!
  • Que talvez independente o Brasil nunca foi!
  • Etc, etc, etc...

Mas voltando ao fato de estar se iniciando mais um feriadão, considero que não seria o melhor momento pra a chegada de uma frente fria à Salvador! A chuva só faz aumentar a maresia que se instala só porque não é dia de trabalho. Pensar que tenho 04 dias de folga, me faz querer postergar o que pretendia fazer... Deixar pra mais tarde... Ainda tem tanto tempo... E assim corre-se o risco de passar os 04 dias e no domingo à noite eu me deparar com o fato que nada que tinha que fazer, fiz!

Mas, também, como vencer essa moleza que enfraquece a vontade? Esse frio que faz com que meu corpo reclame por minha caminha quente?

O jeito é ligar no automático! Nem parar para considerar as possibilidades! Só fazer, fazer, fazer... Cumprir as tarefas...

Independente? Nem tanto... Liberdade, como diz um poema com esse nome de Fernando Pessoa, http://fumacas.weblog.com.pt/arquivo/082848.html, é não cumprir um dever!

Eu não posso! Eu não posso! Fazer o que?

domingo, 3 de setembro de 2006

E a cada hora que passa.

Eu ainda estou me sentindo como se 2006 estivesse começando, entretanto já é setembro! Logo será 2007... e 2008... e 2010... e 2030!!! O tempo tem corrido cada vez mais rápido! E eu tenho que correr com ele pra não ficar pra trás, ou pelo menos, tento isso.
Hoje estive numa festa de família. Ou seja, reencontrei primos e primas que não via há muito, muito tempo! Imagine que uma prima que ainda lembro usando chupeta me apareceu hoje não só uma mulher feita como mãe de um bebê!!! Ai, ai, ai! Fora que me perguntaram minha idade e quando respondi 26 anos, a pessoa me perguntou: Já? Como assim já?
Nunca fez tanto sentido um trecho da música Teatro dos vampiros, da Legião Urbana:
Voltamos á viver como há dez anos atrás e cada hora que passa envelhecemos dez semanas...
Talvez porque na verdade, hoje em dia, dez semanas parecem durar o tempo de uma hora quando eu era criança. Eu me lembro que uma hora demorava tanto... E esperar até as férias então? Uma eternidade! Hoje é tudo vapt vupt...
Claro que não foi a Terra que passou a realizar a translação e a rotação mais rapidamente; o que acelerou foi o meu mundo particular. Parece que para eu realizar todas as tarefas e atividades (desde as obrigações às prazerosas) eficientemente, eu devia no mínimo ser... 2, ou 3, ou 4! Uma Vanessa seria a professora, se encarregaria de planejar aulas, lecionar, corrigir atividades e etc. Uma Vanessa seria estudante e faria a monografia, os relatórios e leria (com devidas releituras) os textos. Uma Vanessa seria a dona-de-casa e faria mercedo, comidas, cuidaria das roupas, arrumaria a casa, organizaria meu quarto... Uma Vanessa seria a leitora e assim leria todos os livros que prometo ler à muito tempo... Uma Vanessa seria a baladeira e iria à cinemas, baladas, shows e etc... sem se preocupar que tem que voltar pra dormir cedo. Uma Vanessa seria... Ih! É melhor eu parar que senão eu desisto e viro só a Vanessa Reclamona!
Sabe o que é isso? É sono! Boa noite!